Profissionais do Crer são homenageados durante Semana de Enfermagem

por | 20 jun 2023 | Autismo | 0 Comentários

Com o objetivo de valorizar, motivar e promover a atualização dos profissionais de enfermagem, o Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – Crer, por meio da Gerência de Enfermagem, realizou mais uma edição da Semana de Enfermagem, entre os dias 23 e 26 de maio.

Nesse período, foi realizada uma exposição de fotos dos profissionais que atuam unidade do Governo de Goiás, no hall do posto 3. No dia 23 de maio, também foi ministrada a palestra Enfermagem e Autismo, pela enfermeira Cleide Oliveira, em parceria com Conselho de Enfermagem (Coren).

Durante o encontro, Cleide destacou o papel do profissional de enfermagem no atendimento ao paciente autista. “A enfermagem é a ciência do cuidado, e o paciente autista pode ser cuidado por qualquer profissional da saúde, qualquer enfermeiro”, definiu.

“A enfermagem tem um papel muito importante, porque em todos os municípios do Brasil tem um enfermeiro, um técnico ou um auxiliar, mas nós não temos um médico, nós não temos um terapeuta ocupacional, não temos um psicólogo em todos os municípios, quem está presente lá é a enfermagem. Por aí a gente já pode imaginar a grandiosidade do nosso trabalho num diagnóstico (autismo) que hoje é tão presente e tão comum e que precisa do nosso cuidado”, afirmou.

A enfermeira Naiane Mateus Assis participou da palestra e aproveitou a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o atendimento de pacientes infantis autistas. “Como aplicar uma escala de prevenção de situações de uma criança autista que eu preciso tocá-la e que ela não aceita isso bem?”

Para situações assim, Cleide orientou buscar fazer os movimentos inicialmente com a mãe/acompanhante da criança, para que ela se sinta à vontade para também ser tocada. “Foi uma palestra muito enriquecedora e que certamente trouxe muitas informações importantes para os presentes”, disse Naiane.

Importância da categoria

Para a gerente de enfermagem do Crer, Priscila Martins, homenagear a profissão é reconhecer e celebrar a importância da categoria para a assistência em saúde.

“Nossos profissionais, além de competentes, são comprometidos com o propósito institucional de Cuidar de Vidas e pertencer a esse time nos motiva e nos encanta a cada momento partilhado com cada um. Somos uma enfermagem capaz de transformar a experiência do paciente e gerar valor em saúde, com credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem”, disse.

Durante a semana, os profissionais fizeram vários registros da exposição de fotos e compartilharam com os amigos nas redes sociais. Para finalizar as comemorações, o escritor Edgard Abbehusen escreveu três mensagens especialmente para os profissionais de enfermagem do Crer, que foram encaminhadas virtualmente aos colegas.

Ao todo, 407 profissionais atuam na área de enfermagem do Crer. Desses, 97 são enfermeiros, 295 são técnicos em enfermagem e 15 são instrumentadores cirúrgicos. A categoria está presente em praticamente todos os setores da unidade e ajuda a fazer do Crer um centro de excelência, referência em todo o Estado.

Thalita Braga (texto e foto)/Agir – Fonte: Saude.go.gov.br

Estou pronta para lhe ajudar

11 2528-6053

11 93414-6877

cleideoliveira@enfermeiradoautismo.com.br

Agendar consulta
1
Olá, posso te ajudar?